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A classificação dos Espíritos funda-se no seu grau de desenvolvimento, nas qualidades por eles adquiridas e nas imperfeições de que ainda não se livraram.
Na Escala Espírita, os Espíritos admitem três categorias principais, ou três grandes divisões:
Na última, aquela que se encontra na base da escala, estão es Espíritos imperfeitos, caracterizados pela predominância da matéria sobre o espírito e pela propensão ao mal.
Os da segunda, se caracterizam pela predominância do espírito sobre a matéria e pelo desejo de praticar o bem; são os Espíritos bons.
A primeira, enfim, compreende os Espíritos puros, que atingiram o supremo grau de perfeição.
Os Espíritos não pertencem para sempre e exclusivamente a esta ou aquela classe; o seu progresso se realiza gradualmente, e como muitas vezes se efetua mais num sentido do que em outro, eles podem reunir as características de várias categorias, o que é fácil avaliar por sua linguagem e por seus atos.
Terceira Ordem:
Espíritos Imperfeitos
PREDOMINÂNCIA DA MATÉRIA SOBRE O ESPÍRITO. Propensão ao mal. Ignorância, orgulho, egoísmo e todas as más paixões conseqüentes. Têm a intuição de Deus, mas não O compreendem.
NEM TODOS SÃO ESSENCIALMENTE MAUS; EM ALGUNS, HÁ MAIS LEVIANDADE. Não fazem o bem nem o mal, mas pelo simples fato de não praticarem o bem, revelam sua inferioridade.
OUTROS, SE COMPRAZEM NO MAL E PODEM ALIAR A INTELIGÊNCIA À MALDADE OU À MALÍCIA, mas, qualquer que seja o seu desenvolvimento intelectual, suas idéias são pouco elevadas e seus sentimentos mais ou menos abjetos.
SEUS CONHECIMENTOS SOBRE O MUNDO ESPÍRITA SÃO LIMITADOS, e o pouco que sabem se confunde com as idéias e os preconceitos da vida corpórea.
Seu caráter se revela na sua linguagem. Todo Espírito que, nas suas comunicações, trai um pensamento mau, pode ser colocado na 3a. Ordem.
VÊEM A FELICIDADE DOS BONS, O QUE É PARA ELES UM TORMENTO incessante, porque lhes faz provar as angústias da inveja e do ciúme.
CONSERVAM A LEMBRANÇA E A PERCEPÇÃO DOS SOFRIMENTOS DA VIDA CORPÓREA, sendo essa impressão freqüentemente mais penosa do que a realidade.
SOFREM PELOS MALES QUE SUPORTARAM E PELOS QUE ACARRETARAM AOS OUTROS. Como sofrem por muito tempo, julgam sofrer para sempre.
SÃO DIVIDIDOS EM CINCO CLASSES PRINCIPAIS, DESCRITAS A SEGUIR:
10a. Classe: Espíritos Impuros1
Inclinados ao mal, que é o objeto de suas preocupações.
Dão conselhos pérfidos, insuflam a discórdia e a desconfiança.
Usam todos os disfarces para melhor enganar.
Apegam-se às pessoas de caráter fraco o bastante para cederem às suas sugestões.
Reconhecem-se esses Espíritos pela linguagem, a trivialidade e a grosseria das expressões, entre os Espíritos como entre os homens, é sempre um índice de inferioridade moral senão mesmo intelectual.
Se tentam enganar, falando de maneira sensata, não podem sustentar o papel por muito tempo, e acabam sempre por se trair.
Quando encarnados, inclinam-se a todos os vícios que as paixões vis e degradantes engendram: a sensualidade, a crueldade, a felonia, a hipocrisia, a cupidez e a avareza sórdida.
Fazem o mal pelo prazer de fazê-lo, no maior das vezes sem motivo.
Por aversão ao bem, quase sempre escolhem suas vítimas entre as pessoas honestas.
9a. Classe: Espíritos Levianos
Ignorantes, malignos, inconseqüentes e zombeteiros.
Metem-se em tudo e a tudo respondem, sem se importarem com a verdade.
Gostam de causar pequenas contrariedades e pequenas alegrias.
Gostam de fazer intrigas e induzir maliciosamente ao erro, por meio de mistificações e espertezas.
Estão sob a dependência de Espíritos superiores, que muitas vezes deles se servem, como fazemos com os criados.
Nas comunicações, sua linguagem é muitas vezes espirituosa, mas quase sempre sem profundidade.
8ª Classe: Espíritos Pseudo-Sábios
Conhecimentos bastante amplos, embora julguem saber mais do que realmente sabem.
Tendo realizado alguns progressos em diversos sentidos, sua linguagem tem um caráter sério, que pode iludir quanto à sua capacidade e às suas luzes.
Sua linguagem é uma mistura de algumas verdades com os erros mais absurdos, entre os quais apontam a presunção, o orgulho, a inveja e a teimosia.(obs: Como vemos, há que se ter cuidado; toda comunicação que denote uma pontinha sequer de vaidade, orgulho, presunção, teimosia ou qualquer sentimento inferior, não provém de Espírito Superior. Os Espíritos Pseudo-Sábios enganam, por causa da eloquência, e de "algum" conhecimento que demonstram ter - aconselham, dão sugestões, indicam o que fazer... Portanto, médiuns, cuidado! Há que se ter muito critério antes de repassar impensadamente conselhos e sugestões de qualquer espírito, e toda e qualquer comunicação deve passar pelo crivo do bom senso, com base nas indicações da Escala Espírita. Para não se servir de instrumento nas mãos maliciosas de Espíritos mal-intencionados, é imprescindível que o médium ESTUDE as obras de Kardec.)
7ª Classe: Espíritos Neutros
Não são bastante bons para fazerem o bem, nem bastante maus para fazerem o mal.
Tendem tanto para um lado como para outro.
Não se elevam sobre a condição vulgar da Humanidade, seja pela moral ou pela inteligência.
Apegam-se ao mundo material, saudosos de suas grosseiras alegrias.
6ª Classe: Espíritos Batedores e Perturbadores
Não formam uma classe diferente quanto às suas qualidades pessoais, e podem pertencer a todas as classes da terceira ordem.
Manifestam-se por efeitos sensíveis e físicos (golpes, movimento e deslocamento anormal de objetos, etc)
Parecem estar mais apegados à matéria do que os outros, sendo os agentes principais das vicissitudes dos elementos do globo, quer pela sua ação sobre o ar, a água, o fogo, os corpos sólidos ou nas entranhas da Terra.
Todos os Espíritos podem produzir esses fenômenos, mas os Espíritos elevados os deixam, quase sempre, a cargo dos Espíritos subalternos, mais aptos para as coisas materiais que inteligentes.
Quando os Espíritos Superiores julgam que as manifestações desse gênero são úteis, servem-se desses Espíritos como auxiliares.
Segunda Ordem:
Espíritos Bons
PREDOMINÂNCIA DO ESPÍRITO SOBRE A MATÉRIA. Desejo do bem.
Suas qualidades e seu poder de fazer o bem estão na razão do grau que atingiram: UNS, POSSUEM A CIÊNCIA. OUTROS, A SABEDORIA E A BONDADE.
Os mais adiantados JUNTAM O SABER ÀS QUALIDADES MORAIS.
Não estando ainda completamente desmaterializados, conservam mais ou menos, segundo sua ordem, os traços da existência corpórea (linguagem, hábitos e manias).
COMPREENDEM DEUS E O INFINITO e gozam já da felicidade dos bons.
SÃO FELIZES AO FAZER O BEM e impedir o mal.
SÃO IMUNES ÀS MÁS PAIXÕES que atormentam os Espíritos Imperfeitos.
Terão ainda que passar por provas, até atingirem a perfeição absoluta.
COMO ESPÍRITOS, PROTEGEM E INSPIRAM os homens de bem e neutralizam a influência dos Espíritos imperfeitos sobre os que não se comprazem nela.
SÃO DIVIDIDOS EM QUATRO GRUPOS PRINCIPAIS, A SABER:
5ª Classe: Espíritos Benévolos
Qualidade dominante : bondade.
Saber limitado.
Desenvolveram-se mais moralmente que intelectualmente.
Gostam de prestar serviços aos homens e de os proteger.
4ª Classe: Espíritos Sábios
Amplitude de conhecimentos.
Preocupam-se mais com as questões científicas do que com as morais.
Tem maior aptidão para a Ciência, encarando-a pela sua UTILIDADE.
3ª Classe: Espíritos Prudentes
Qualidades morais de ordem mais elevada.
Capacidade intelectual; poder de julgar com precisão coisas e homens.
Não possuem conhecimentos ilimitados.
2ª Classe: Espíritos Superiores
Reúnem ciência, sabedoria e bondade.
Linguagem sublime.
Aptos a proporcionar as mais justas noções sobre o mundo corpóreo, dentro dos limites do que nos é dado conhecer.
Comunicam-se voluntariamente com os que procuram a verdade de boa fé, e cujas almas estejam bastante libertas dos liames terrenos para a compreender.
Afastam-se dos que são movidos pela curiosidade ou que, pela influência da matéria, desviam-se do bem.
Quando, por exceção, encarnam na Terra, é para cumprir uma missão de progresso, e então nos oferecem o tipo de perfeição a que a Humanidade pode aspirar neste mundo.
Primeira Ordem:
Espíritos Puros
Nenhuma influência da matéria.
Superioridade intelectual e moral absolutas.
1ª Classe: Classe Única
Percorreram todos os graus da escala e se despojaram de todas as impurezas da matéria.
Não estão mais sujeitos à reencarnação em corpos perecíveis, pois não tem mais provas nem expiações a sofrer.
Vivem a vida eterna, que desfrutam no seio de Deus. Gozam da felicidade inalterável.
São os mensageiros e os ministros de Deus, cujas ordens executam para a manutenção da harmonia universal.
Dirigem a todos os Espíritos que lhes são inferiores, ajudam-nos a se aperfeiçoarem e determinam as suas missões.
Assistem aos homens nas suas angústias, incitando-os ao bem ou à expiação de suas faltas.
Os homens podem comunicar-se com eles sem pretender tê-los constantemente ao seu dispor.
Resumo elaborado por Liz Bittar
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