O Que Os Espíritos Dizem Sobre a Justiça Divina
Texto sobre justiça divina
Questão 595: Os animais têm livre-arbítrio?
Resposta dos Espíritos: Não são simples máquinas, como supondes (1)mas sua liberdade de ação é limitada pelas suas necessidades, e não pode ser comparada à do homem. Sendo muito inferiores a este, não têm os mesmos deveres. Sua liberdade é restrita aos atos da vida material.
Questão 596. De onde vem a aptidão de certos animais para imitar a linguagem do homem, e por que essa aptidão se encontra mais entre as aves do que entre os símios, por exemplo, cuja conformação tem mais analogia com a humana?
Resposta dos Espíritos: Conformação particular dos órgãos vocais, secundada pelo instinto da imitação. O símio imita os gestos; certos pássaros imitam a voz.
Questão 597. Pois se os animais têm uma inteligência que lhes dá uma certa liberdade de ação, há neles um princípio independente da matéria?
Resposta dos Espíritos: Sim, e que sobrevive ao corpo.
Questão 597 – a) Esse princípio é uma alma semelhante à do homem?
Resposta dos Espíritos: É também uma alma, se o quiserdes: isso depende do sentido em que se tome a palavra; mas é inferior à do homem. Há, entre a alma dos animais e a do homem, tanta distância quanto entre a alma do homem e Deus.
Questão 598. A alma dos animais conserva após a morte sua individualidade e a consciência de si mesma?
Resposta dos Espíritos: Sua individualidade, sim, mas não a consciência de si mesma. A vida inteligente permanece em estado latente.
Questão 599. A alma dos animais pode escolher a espécie em que prefira encarnar-se?
Resposta dos Espíritos: Não; ela não tem o livre-arbítrio.
Questão 600. A alma do animal, sobrevivendo ao corpo, fica num estado errante como a do homem após a morte?
Resposta dos Espíritos: Fica numa espécie de erraticidade, pois não está unida a um corpo.
Mas não é um Espírito errante. O Espírito errante é um ser que pensa e age por sua livre vontade; o dos animais não tem a mesma faculdade. É a consciência de si mesmo que constitui o atributo principal do Espírito. O Espírito do animal é classificado, após a morte, pelos Espíritos incumbidos disso e utilizado quase imediatamente; não dispõe de tempo para se pôr em relação com outras criaturas.
601. Os animais seguem uma lei progressiva como os homens?
Resposta dos Espíritos: Sim, e é por isso que nos mundos superiores onde os homens são mais adiantados, os animais também o são, dispondo de meios de comunicação mais desenvolvidos. São, porém, sempre inferiores e submetidos aos homens, sendo, para estes, servidores inteligentes.
Nada há nisso de extraordinário. Suponhamos os nossos animais de maior inteligência, como o cão, o elefante, o cavalo, dotados de uma conformação apropriada aos trabalhos manuais. O que não poderiam fazer sob a direção do homem?
Questão 602. Os animais progridem, como o homem, por sua própria vontade, ou pela força das coisas?
Resposta dos Espíritos: Pela força das coisas; e é por isso que, para eles, não existe expiação.
por Liz Bittar
Os textos, áudios e artigos do site O Que Os Espíritos Dizem têm o intuito exclusivo de estudar e divulgar a doutrina espírita.Mais sobre Deus e a Criação
Veja O Que Mais Os Espíritos Dizem