O Que Os Espíritos Dizem



O Que Os Espíritos Dizem
Sobre a Homossexualidade




O livro Vida e Sexo, de Emmanuel, pela psicografia de Chico Xavier, aborda temas da atualidade, que não foram tratados por Kardec, uma vez que o Livro dos Espíritos data de 1858.

É deste livro que extraio alguns excertos do texto sobre Homossexualidade.

VIDA E SEXO

EMMANUAL, pela psicografia de CHICO XAVIER

HOMOSSEXUALIDADE

A homossexualidade não encontra explicação nos estudos psicológicos que tratam do assunto em bases materialistas, mas é perfeitamente compreensível à luz da reencarnação.Através de milênios e milênios, o espírito passa por fileira imensa de reencarnações, ora em posição feminina, ora em condições de masculinindade. Ao reencarnar, o espírito demonstrará fatalmente os traços da feminilidade em que terá estagiado por muitos séculos, mesmo estando em um corpo masculino, verfificando-se o mesmo processo com referência à mulher nas mesmas circunstâncias.

O homem que abusou das faculdades genésicas, arruinando a existência de outras pessoas com a destruição de uniões construtivas e lares diversos, em muitos casos é levado a buscar, em nova existência, um corpo feminino, aprendendo, em regime de prisão, a reajustar os próprios sentimentos, e a mulher que agiu de igual modo é impulsionada à reencarnação em corpo morfologicamente masculino, com idênticos fins.

Observadas as tendências homossexuais dos compenheiros reencarnados nessa faixa de prova, é forçoso dar-lhes o amparo educativo adequado, tanto quanto se administra instrução à maioria heterossexual. E para que isso se verifique em linhas de justiça e compreensão, caminha o mundo de hoje para mais alto entendimento dos problemas do amor e do sexo, porquanto, à frente da vida eterna, os erros e acertos dos irmãos de qualquer procedência, nos domínios do sexo e do amor, são analisados pelo mesmo elevado gabarito de Justiça e Misericórdia. Isso porque todos os assuntos nessa área da evolução e da vida se especificam na intimidade da consciência de cada um.*

* os grifos são meus

Emmanuel, em Vida e Sexo (excertos)


Prezado Eduardo,


Eu desconheço a "posição oficial" da Doutrina Espírita - e, desde que o Chico se foi, ficamos órfãos no que diz respeito a orientações como esta (sobre temas atuais, que não constam do Livro dos Espíritos).


Entretanto, posso citar aqui um trecho de EMMANUEL, no livro VIDA E SEXO:

"…Em torno do sexo, será justo sintetizarmos todas as digressões nas normas seguintes: Não proibição, mas educação. Não abstinência imposta, mas emprego digno, com o devido respeito aos outros e a si mesmo. Não indisciplina, mas controle. Não impulso livre, mas responsabilidade."


Há, aqui no site, outro post sobre homossexualidad e - veja em PERGUNTAS DOS LEITORES, no link http://oqueosespiritosdizem.com.br/index.php/homossexualidad e#.UlWVeFOE75o


O livro VIDA E SEXO (Emmanuel) traz muitas explicações, assim como o livro SEXO E DESTINO (André Luiz) - ambos sob a psicografia de Chico Xavier.


Embora eu não tenha uma resposta sobre a "posição oficial" do espiritismo, posso te dizer com base no que aprendi na doutrina espírita: as questões de desenvolvimento espiritual são pessoais - cada um de nós tem sua quota de provas e de expiações, e cada um de nós sabe o quanto nos custa vencermos nossas más tendências, e nos superarmos.

O sexo é apenas um dos componentes.


Mas há outras inclinações a vencer, além daquelas relativas às preferências sexuais: para uns, é o orgulho, para outras o apego ao dinheiro e à matéria, para outras ainda o ciúme, a inveja, e por aí vai.


Quando vencemos em nós mesmos más inclinações, de qualquer espécie, estamos dando um passo em direção à nossa evolução espiritual. Portanto, a questão não é QUAL A ORIENTAÇÃO SEXUAL da pessoa, mas O QUE ELA FAZ COM ISSO.


Um heterossexual pode ser motivo de queda para si mesmo e para outras pessoas, se emprega mal sua energia sexual. E o mal emprego da energia sexual não se restringe ao ato em si, mas também em trair, mentir, abusar do mais pobre ou do que pode menos, induzir pessoas ao erro, usar da inocência de pessoas, tudo isso consiste em graves faltas, pelas quais o espírito deverá responder senão nesta vida, certamente em outra. Portanto, não é a ORIENTAÇÃO SEXUAL o motivo da queda do espírito, mas o MAL EMPREGO da energia sexual, o DESRESPEITO AO OUTRO, e as PRÁTICAS VICIOSAS sejam elas com pessoas do mesmo sexo, ou do sexo oposto.


Que cada um de nós faça um exame de consciência para saber onde estamos sendo falhos, onde somos fracos, onde precisamos melhorar. O simples RÓTULO (hetero ou homo) não é motivo de elevação espiritual, pois Deus conhece o que está por trás de todas as nossas ações.


Espero ter ajudado.


Muita paz,

Liz Bittar


por Liz Bittar

Todos os textos, áudios e artigos do site O Que Os Espíritos Dizem têm o intuito exclusivo de estudar e divulgar a doutrina espírita.
A veiculação destes materiais é livre, desde para fins de estudo, pesquisa e divulgação do espiritismo. A comercialização de qualquer um desses materiais e conteúdos é proibida.
Ao inserir áudios e textos de O Que Os Espíritos Dizem no seu site, por favor lembre-se de citar a fonte (livro do qual o texto foi extraído), autoria e o endereço deste site: www.oqueosespiritosdizem.com.br.
Obrigada.



O Que Os Espíritos Dizem
Sobre Fatalidade

O Que Os Espíritos Dizem
Sobre Filhos em Desarmonia com o Lar

O Que Os Espíritos Dizem
Sobre Almas Gêmeas