O Que Os Espíritos Dizem

O Que Os Espíritos Dizem Sobre
A Maior Necessidade do Médium

No Livro dos Espíritos, após a Introdução ao Estudo da Doutrina Espírita, por Kardec, há o item Prolegômenos (conjunto de noções preliminares de uma ciência), que é ilustrado pela imagem ao lado. Os Espíritos deram a seguinte comunicação a respeito da ilustração:

“Porás no cabeçalho do livro o ramo de parreira que te desenhamos porque é ele o emblema do trabalho do Criador. Todos os princípios materiais que podem melhor representar o corpo e o Espírito nele se encontram reunidos: o corpo é o ramo; o Espírito é a seiva; a alma ou o espírito ligado à matéria é o bago. O homem quintessência o Espírito pelo trabalho e tu sabes que não é senão pelo trabalho do corpo que o espírito adquire conhecimentos."

QUAL A MAIOR NECESSIDADE DO MÉDIUM?

A primeira necessidade do médium é evangelizar-se a si mesmo, antes de se entregar às grandes tarefas doutrinárias, pois de outro modo, poderá esbarrar sempre no fantasma do personalismo, em detrimento de sua missão.

Emmanuel, em O Consolador

MEUS COMENTÁRIOS

Esta frase de Emmanuel é um convite a muitas reflexões. Todo médium que compreende a importância e a beleza do trabalho mediúnico, sabe que deve colocar-se humildemente à serviço do Alto, como mero instrumento - e nada além disso. Qualquer personalismo, vantagem, ou o menor sinal de orgulho indicam que o médium ainda não compreendeu que é apenas e tão somente um servidor.

E, na tarefa de servir, é imprescindível o devido preparo. O médium deve, primeiramente, evangelizar-se a si mesmo. Deve, também dedicar-se ao estudo da obra de Kardec, para conhecer não apenas a faculdade mediúnica, mas principalmente, o seu sublime propósito. São palavras de Kardec: "Espíritas, amai-vos, eis o primeiro mandamento. Instrui-vos, eis o segundo".

O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns são literatura indispensável e cotidiana para todo aquele que quer conferir à tarefa mediúnica a importância e a seriedade que ela merece. Médiuns que não se dedicam a estudar a Doutrina, através essencialmente da obra de Kardec, ainda não compreenderam que não são os Espíritos que estão a seu serviço, mas o contrário. Médiuns que carregam seus "guias" a tiracolo, são ágeis em aconselhar e orientar, mas não se dedicam a estudar a Doutrina, estão mais preocupados em alimentar sua vaidade e orgulho, do que servir ao Plano Espiritual. Médiuns que não têm conhecimento da Doutrina estão sujeitos a mistificações, que não raras vezes os desviam do caminho e acarretam obsessões.

Nunca é demais, então, repetir as palavras de Kardec: "Espíritas, amai-vos, eis o primeiro mandamento. Instrui-vos, eis o segundo".

por Liz Bittar

Todos os textos, áudios e artigos do site O Que Os Espíritos Dizem têm o intuito exclusivo de estudar e divulgar a doutrina espírita.
A veiculação destes materiais é livre, desde para fins de estudo, pesquisa e divulgação do espiritismo. A comercialização de qualquer um desses materiais e conteúdos é proibida.
Ao inserir áudios e textos de O Que Os Espíritos Dizem no seu site, por favor lembre-se de citar a fonte (livro do qual o texto foi extraído), autoria e o endereço deste site: www.oqueosespiritosdizem.com.br.
Obrigada.

Artigos Nesta Seção

Sobre a Mediunidade de Cura

Sobre a Psicografia

Sobre a Incorporação/Psicofonia

Sobre as Previsões do Futuro

O Que Os Espíritos Dizem No YouTube