O Que Os Espíritos Dizem

O Que Os Espíritos Dizem Sobre o Contato com Deus: Modo de Orar

É através da oração que conversamos com Deus. Quanto mais oramos, mais nos sentimos próximos Dele. Temos que cultivar o hábito diário da oração, e assim, tornar Deus uma presença constante em nossas vidas - constante, e atuante!

Vamos aprender a confidenciar a Ele, no silêncio de nossas preces, todas as nossas angústias e esperanças. Vamos pedir a Ele orientação, conforto, alento, direção. E Ele responderá.

A prece é o caminho. O Evangelho Segundo o Espiritismo traz, no Capítulo 27, de nome Pedi e Obtereis, a mensagem "Modo de Orar", dada pelo Espírito de V. Monod, em Bordeaux, no ano de 1862, a saber:

O Evangelho Segundo o Espiritismo: MODO DE ORAR

"O primeiro dever de toda criatura humana, o primeiro ato que deve assinalar o seu retorno à atividade diária, é a prece. Vocês oram, quase todos, mas são poucos os que sabem realmente orar! Que importam ao Senhor as frases pronunciadas maquinalmente, que vocês já têm o hábito de repetir, apenas porque é um dever que devem cumprir e é um peso, como todo dever?

A prece do cristão, do Espírita, principalmente, de qualquer culto que seja, deve ser feita no momento em que o Espírito retoma o jugo da carne, e deve elevar-se com humildade aos pés da Majestade Divina, mas também com profundeza, num impulso de reconhecimento por todos os benefícios recebidos até esse dia. E de agradecimento, ainda, pela noite transcorrida, durante a qual lhe foi permitido, embora não guarde a lembrança, retornar junto aos amigos e aos guias, para nesse contato haurir novas forças e mais perseverança. Deve elevar-se humilde aos pés do Senhor, pedindo pela sua fraqueza, suplicando o seu amparo, a sua indulgência, a sua misericórdia. E deve ser profunda, porque é a vossa alma que deve elevar-se ao Criador, que deve transfigurar-se, como Jesus no Tabor, para chegar até Ele, branca e radiante de esperança e de amor.

A prece deve encerrar o pedido das graças de que vocês necessitam, mas de que necessitam realmente. Inútil, portanto, pedir ao Senhor que lhes abrevie as provas, ou que lhes dê alegrias e riquezas. Peçam, antes, os bens mais preciosos da paciência, da resignação e da fé. Evitem dizer, como muitos fazem: “Não vale a pena orar, porque Deus não me atende”. O que vocês pedem a Deus, na maioria das vezes? Já se lembraram de Lhe pedir a melhoria moral? Oh, não, tão poucas vezes! O que mais se lembram de pedir é o sucesso para seus empreendimentos terrenos, e depois exclamam: “Deus não se preocupa conosco; se o fizesse, não haveria tantas injustiças!” Insensatos, ingratos! Se mergulhassem no fundo de suas consciências, quase sempre ali encontrariam o motivo dos males de que se queixam. Peçam, pois, antes de tudo, para se tornarem melhores, e verão que torrentes de graças e consolações se derramarão sobre vocês! (Ver cap. V, nº 4).

Deve-se orar incessantemente, sem a necessidade de oratório ou de cair de joelhos nas praças públicas. A prece diária é o próprio cumprimento dos seus deveres, mas dos seus deveres sem exceção, de qualquer natureza que sejam. Não é um ato de amor para com o Senhor prestarem assistência aos seus irmãos numa necessidade qualquer, moral ou física? Não é um ato de reconhecimento a elevação do pensamento a Ele, quando uma felicidade lhes chega, quando evitam um acidente, ou mesmo quando uma simples contrariedade lhes aflora à alma, e se diz mentalmente: “Seja bendito, meu Pai!”? Não é um ato de contribuição, quando sentem que faliram, dizer humilde para o Supremo Juiz, mesmo que seja num rápido pensamento: “Perdoai-me, Deus meu, pois que pequei (por orgulho, por egoísmo ou por falta de caridade); dai-me a força de não tornar a falir, e a coragem de reparar a minha falta”?

Isto independe das preces regulares da manhã e da noite, e dos dias consagrados, pois, como vêem, a prece pode ser de todos os instantes, sem interromper os seus afazeres; e até, pelo contrário, assim feita, ela os santifica. E não duvidem de que um só desses pensamentos, partindo do coração, é mais ouvido pelo Pai celestial do que as longas preces repetidas por hábitos, quase sempre sem um motivo imediato, apenas porque a hora convencional maquinalmente lhes chama."* **

* os grifos são meus

**para facilitar a compreensão, o pronome "vós" do texto original foi substituído por "vocês"

MEUS COMENTÁRIOS:

1. Na prece, mais vale sentir, do que decorar. As orações decoradas, repetidas mecanicamente, têm pouco ou nenhum efeito, pois não estão impregnadas de nossos sentimentos. Nelas, não colocamos nossa intenção, e muito menos, nosso coração.

2. Para orar, não é preciso estar em templos, igrejas ou cultos. Também não precisamos estar de joelhos. A comunicação com Deus, através da oração, pode ser feita a qualquer hora, e em qualquer lugar. Basta elevar o pensamento a Ele, e conversar mentalmente. Não é preciso saber nenhuma oração de cor; basta falar-Lhe com toda sinceridade, e de todo coração.

3. Nosso primeiro pensamento, ao acordarmos. deve ser dirigido a Deus; agradecendo por mais um dia, e em reconhecimento por tudo o que recebemos até aquele momento.

4. Podemos também pedir proteção, para nós e para aqueles que amamos. Mas podemos estender este pedido à família universal, pedindo também pelos doentes e necessitados de toda ordem. Diz-se que "o trabalho é uma oração". Prestar assistência ao próximo em necessidade, é também um oração em louvor ao Pai.

5. Além de orar pelos que amamos, aprendamos a orar também pelos nossos desafetos, estejam eles encarnados ou desencarnados; este é o primeiro passo para a reconciliação. É "o sacrifício mais agradável a Deus" (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. 10). Desta forma, aprendemos pouco a pouco a limpar o coração até atingir o perdão e o esquecimento das ofensas.

6. Não devemos pedir a solução de nossos problemas, mas força e sabedoria para enfrentá-los com serenidade.

7. Devemos aprender a substituir a ideia de "castigo", pela de "redenção". Deus não nos castiga; ao contrário: Ele nos oferece infinitas possibilidades de reacerto e progresso, através das vidas sucessivas. Tudo o que passamos em uma encarnação, seja como prova ou expiação, deve ser compreendido como "aprendizado" e "oportunidade de crescimento". Não devemos, pois, pedir o fim de uma prova, mas fé e paciência para suportá-la com resignação, sem esmorecer.

8. Não devemos atribuir a Deus defeitos que são nossos; Deus não é vingativo, não se vale de chantagens ou barganhas. Portanto, nossa oração não deve nunca propor uma "troca" (se me conceder essa graça, faço isso e aquilo). Ao invés de barganhar, peça a Deus para ter força e discernimento para vencer os obstáculos e desafios que a vida lhe oferece, como oportunidade valiosa rumo ao progresso.

9. Muitos se lembram de Deus apenas nos momentos de aflição. Mas, por ter pouca familiaridade com Deus, pensam que Ele não os ouve. Na verdade, o que nos dá essa "familiaridade" com Deus, é a prática diária da oração - com ela, vamos aprendendo a ter ouvidos dóceis às intuições que nos vêm do Alto; aprendemos não somente a conversar, mas especialmente a "ouvir" a Deus. A prece, portanto, deve ser diária.

10. Muitos se revoltam, quando seus interesses terrenos não são satisfeitos - e aí dizem que não adianta orar. Mas, na oração do Pai Nosso, que é a mais repetida pela maioria das pessoas, nós dizemos "livrai-nos de todo mal". Pois então, quando uma porta se fecha para nós, é Deus, atendendo a este nosso pedido...

por Liz Bittar

Os textos, áudios e artigos do site O Que Os Espíritos Dizem têm o intuito exclusivo de estudar e divulgar a doutrina espírita.
A veiculação destes materiais é livre, desde para fins de estudo, pesquisa e divulgação do espiritismo.
A comercialização de qualquer um desses materiais e conteúdos é proibida.
Ao inserir áudios e textos de O Que Os Espíritos Dizem no seu site, por favor lembre-se de citar a fonte/autoria e o endereço do site www.oqueosespiritosdizem.com.br
Obrigada.

Mais sobre Deus e a Criação

O Que os Espíritos Dizem Sobre a Justiça Divina

Sobre os Vários Mundos Habitados

Veja O Que Mais Os Espíritos Dizem:

O Que Os Espíritos Dizem No YouTube

O Poder da Prece

Como Fazer Evangelho no Lar

Prece Para Os Que Amamos

Prece Para Antes De Dormir