O Que Os Espíritos Dizem

O Que Os Espíritos Dizem Sobre o
Desenvolvimento da Mediunidade

Devemos provocar o desenvolvimento da mediunidade?

Aqueles que desejam ser médiuns, podem fazer algo para desenvolver a faculdade mediúnica?

É possível desenvolver a mediunidade que se deseja ter (ex. vidência, psicografia, etc)?

Vejamos o que os Espíritos nos dizem sobre o desenvolvimento da mediunidade, nas palavras de Emmanuel, em "O Consolador", a saber:

DEVE-SE PROVOCAR O DESENVOLVIMENTO DA MEDIUNIDADE?

Ninguém deverá forçar o desenvolvimento desta ou daquela faculdade, porque, nesse terreno, toda a espontaneidade é necessária.*

Observando-se, contudo, a floração mediúnica espontânea, nas expressões mais simples, deve-se aceitar o evento com as melhores disposições de trabalho e de boa-vontade, seja essa possibilidade psíquica a mais humilde de todas.

A mediunidade não deve ser fruto de precipitação nesse ou naquele setor de atividade doutrinária, porquanto, em tal assunto, toda a espontaneidade é indispensável, considerando-se que AS TAREFAS MEDIÚNICAS SÃO DIRIGIDAS PELOS MENTORES DO PLANO ESPIRITUAL.

Emmanuel, pela psicografia de Chico Xavier, em O CONSOLADOR

*os grifos são meus

MEUS COMENTÁRIOS

O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec, explica que a mediunidade é uma condição orgânica e independe da condição moral ou intelectual do médium, assim como independe do desejo de se ter ou não determinado tipo de mediunidade. Não é possível desenvolver uma mediunidade quando não se tem a condição orgânica propícia para tanto - é por isso que há médiuns videntes que não são psicógrafos, ou que tem a mediunidade de psicofonia (conhecida como "incorporação") mas não tem a mediunidade de audição, por exemplo, e assim sucessivamente.

Fica, portanto, claro, que não se deve forçar o desenvolvimento de qualquer tipo de mediunidade, e quem pretender fazê-lo não é digno de crédito.

Emmanuel lembra sabiamente que as tarefas mediúnicas são dirigidas pelos mentores do Plano Espiritual, nunca pelos encarnados. Os Espíritos não obedecem a vontade ou satisfazem desejos dos encarnados, mesmo que estes possuam o desejo sincero de trabalhar mediunicamente a serviço do Bem.

É preciso compreender que a mediunidade é nada mais do que prestação de serviço, planejado e orientado pelo Plano Espiritual, e os médiuns devem se colocar como meros instrumentos a serviço do Alto, na quota de doação que lhes compete.




por Liz Bittar

Todos os textos, áudios e artigos do site O Que Os Espíritos Dizem têm o intuito exclusivo de estudar e divulgar a doutrina espírita.
A veiculação destes materiais é livre, desde para fins de estudo, pesquisa e divulgação do espiritismo. A comercialização de qualquer um desses materiais e conteúdos é proibida.
Ao inserir áudios e textos de O Que Os Espíritos Dizem no seu site, por favor lembre-se de citar a fonte (livro do qual o texto foi extraído), autoria e o endereço deste site: www.oqueosespiritosdizem.com.br.
Obrigada.

Artigos Nesta Seção

Sobre a Mediunidade de Cura

Sobre a Psicografia

Sobre a Incorporação/Psicofonia

Sobre as Previsões do Futuro

O Que Os Espíritos Dizem No YouTube