O Que Os Espíritos Dizem

O Que Os Espíritos Dizem
Sobre a Formação das Famílias

Cada um de nós tem, em alguma parte, a sua outra metade? E as uniões estão predestinadas?

Os Espíritos nos falam sobre Relações Simpáticas e Antipáticas dos Espíritos/Metades Eternas, no Livro dos Espíritos, no Capítulo que trata da Vida Espírita, a saber:

LIVRO DOS ESPÍRITOS, LIVRO II, CAPÍTULO VI, VIDA ESPÍRITA

ITEM VIII - METADES ETERNAS - RELAÇÕES SIMPÁTICAS E ANTIPÁTICAS DOS ESPÍRITOS

Questão 298: AS ALMAS QUE DEVEM UNIR-SE ESTÃO PREDESTINADAS A ESSA UNIÃO, DESDE A SUA ORIGEM, E CADA UM DE NÓS TEM, EM ALGUMA PARTE DO UNIVERSO, A SUA METADE, À QUAL UM DIA SE UNIRÁ FATALMENTE?

Resposta dos Espíritos: Não. Não existe união particular e fatal entre duas almas. A união existe entre todos os espíritos, mas em graus diferentes, segundo a ordem que ocupam, a perdeição que adquiriram: quanto mais perfeitos, tanto mais unidos. Da discórdia nascem todos os males humanos; da concórdia resulta a felicidade completa.

Questão 299: EM QUE SENTIDO SE DEVE ENTENDER A PALAVRA METADE, DE QUE CERTOS ESPÍRITOS SE SERVEM PARA DESIGNAR OS ESPÍRITOS SIMPÁTICOS?

Resposta dos Espíritos: A expressão é inexata. Se um Espírito fosse a metade do outro, uma vez separado estaria incompleto.

Questão 300: DOIS ESPÍRITOS PERFEITAMENTE SIMPÁTICOS, QUANDO REUNIDOS, FICARÃO ASSIM PELA ETERNIDADE, OU PODEM SEPARAR-SE E UNIR-SE A OUTROS ESPÍRITOS?

Resposta dos Espíritos: Todos os Espíritos são unidos entre si. Falo dos que já atingiram a perfeição. Nas esferas inferiores, quando um Espírito se eleva, já não tem a mesma simpatia pelos que deixou.

EXPLICAÇÃO DE KARDEC:

A teoria das metades eternasé uma imagem que representa a união de dois Espiritos simpáticos. É uma expressão usada até mesmo na linguagem vulgar, e que não deve ser tomada ao pé da letra. Os Espíritos que deva se servem não pertencem à ordem mais elevada. A esfera de suas idéias é necessariamente limitada, e exprimem o pensamento pelos termos de que se teriam servido na vida corpórea.

É NECESSÁRIO REJEITAR A IDÉIA DE QUE DOIS ESPÍRITOS, CRIADOS UM PARA O OUTRO, DEVEM UM DIA FATALMENTE REUNIR-SE NA ETERNIDADE.

Espíritos Familiares

Protetores Espirituais