O Que Os Espíritos Dizem

DEIXE SUA PERGUNTA NOS COMENTÁRIOS ABAIXO OU ENTÃO ESCREVA PARA OQUEOSESPIRITOSDIZEM@GMAIL.COM

Perguntas dos Leitores


Saudades do Meu Filho Que Partiu

São muitos os emails de mães e pais que perderam seus filhos. Por mais difícil que seja, o Espiritismo nos oferece mais do que um consolo, mas a CERTEZA da vida após a vida.

A resposta abaixo é dirigida a duas famílias, que perderam seus filhos, mas serve para todos aqueles que estão passando por esta difícil prova.

Prezados Cassio Murilo e Cecilia Moreira,

Fiquei muito sensibilizada com suas mensagens, e compreendo a extensão da dor de vocês. Não há bem maior nesta Terra do que os nossos filhos, e não há amor maior do que o dos pais.

Posso entender que os corações de vcs estejam despedaçados, e que a saudade é imensa. Mas Deus não nos criou para o sofrimento - assim como amamos nossos filhos, somos, nós também, filhos amados de Deus. Tamanho amor não está destinado ao Fim e ao Nada, embora possa parecer assim para vocês, que consideram ter perdido a luz de suas vidas.

Digo "consideram ter perdido" porque vcs não os perderam realmente: Somos Espíritos imortais. Nossa história não começa nesta vida, e não termina aqui. Da mesma forma, os laços de amor que nos unem a nossos filhos não se formaram nesta vida; na grande maioria das vezes, pais e filhos são companheiros de outras jornadas, que se reencontram ao longo de diversas existências, para aprender e progredir.

Uma existência terrena é apenas um capítulo na caminhada do Espírito. Mas os amores são eternos. Não começam aqui, e não terminam aqui.

Mais do que um consolo, ou uma vaga esperança, o Espiritismo nos traz a CERTEZA de que a vida continua após a morte do corpo. Através de inúmeras mensagens e comunicações com o Plano Espiritual, começando pelos livros de ALLAN KARDEC, aprendemos com os Espíritos que trocamos de corpo como quem troca de roupa. E assim como não deixamos de ser quem somos, nem de amar quem amamos, quando mudamos de roupa, o Espírito mantém suas afeições e todo o seu progresso moral e intelectual, ao se desfazer da veste carnal, e retornar à verdadeira pátria, que é a Pátria Espiritual.

As diversas passagens pela existência terrena são estágios de aprendizado para o Espírito, em sua caminhada de ascensão a que todos estamos destinados.

Aqui estamos todos aprendendo e evoluindo espiritualmente , vivenciando os conceitos ensinados por Jesus, que é o nosso modelo de evolução espiritual. Alguns estão destinados a um estágio mais longo; outros tem por aqui uma passagem breve.

É muito doloroso quando os filhos deixam a Terra antes dos pais, pois pareceria que a ordem natural das coisas é o inverso. Entretanto, Deus não se engana. Estamos todos passando por experiências necessárias ao adiantamento de nossos Espíritos, e a separação momentânea entre pais e filhos é uma prova dolorosa, mas necessária.

Não creiam que estão sendo punidos por Deus. Não creiam que a perda foi um castigo. Deus, Pai de Amor e Bondade, não teria nisso nenhum prazer. Se permite que o sofrimento ocorra, é porque sabe tratar-se de um remédio, embora amargo, mas necessário para a nossa cura.

O sofrimento não raras vezes nos faz despertar para as Verdades Espirituais. Faz nascer em nós o sentimento de caridade e fraternidade, ou nos faz desprender dos laços da matéria para buscar preencher nossas almas com o que verdadeiramente importa. O sofrimento nos fortalece a FÉ. Quando bem aproveitado, nos aproxima de Deus. Espero sinceramente que assim ocorra com vcs: que possam encontrar em Deus e na FÉ o consolo que precisam para continuar serenamente suas caminhadas de aprendizado e evolução aqui na Terra.

Mas o Espiritismo não prega que se tenha uma fé cega. Ao contrário, ele nos demonstra os motivos pelos quais devemos ter fé.

Em comunicações com os Espíritos, a partir dos livros de Allan Kardec, aprendemos que:

  1. Somos Espíritos imortais, e passamos por diversas encarnações, na Terra e em outros Mundos, trilhando nossa Ascensão Espiritual ("Todos vós podeis fazer o que eu faço e muito mais", disse Jesus)

  2. Deus nos deu o livre arbítrio e Deus respeita o nosso livre arbítrio. Nossas encarnações terrenas seguem uma programação, que determina em que família reencarnaremos, as condições gerais e nosso nascimento e morte. O resto (nossas escolhas na vida) ficam por conta de nosso livre arbítrio.

  3. Por obra de nosso livre arbítrio, podemos mudar as condições de nossa vida material (progredir moral e materialmente, ou regredir) e podemos até mesmo alterar a nossa programação com relação à nossa morte (suicídios conscientes ou inconscientes).

  4. Os espíritos chamados a reencarnar numa mesma família são na grande maioria dos casos espíritos que se conhecem e se amam de outras encarnações, e se reúnem em uma nova existência terrena para se ajudarem mutuamente a cumprirem as provas a que irão se submeter, como forma de evoluírem.

  5. As programações pré-reencarnató rias não nos são impostas. Nós temos conhecimento e não raras vezes participamos dessas escolhas.

  6. Quando temos a visão limitada de uma única encarnação, a separação nos parece insuportável. Mas, quando temos uma visão mais abrangente, vemos que a vida atual é apenas um capítulo na história de nossas caminhadas.

  7. Espíritos que se amam, se procuram e se unem na Terra e no Espaço. O AMOR NUNCA É EM VÃO.

  8. A vida espiritual não é uma vida de contemplação eterna. Estamos incessantemente trabalhando pelo nosso aprendizado e evolução, na Terra e no Espaço.

  9. O Espírito, liberto da carne, tem uma visão mais abrangente, e possibilidades inúmeras de trabalhar, aprender, evoluir, construir seu futuro.

  10. É muito difícil para o Espírito, manter-se ligado à Terra. Isso, para ele, é um sofrimento, pois não se liberta para viver a vida do Espírito, e já não pode mais viver a vida da carne. Por esse motivo, devemos orar por aqueles que amamos, não chamando-os de volta e prendendo-os a nós, mas o contrário: devemos orar por sua libertação, para que possam alçar novos vôos no Plano Espiritual.

  11. O amor dos pais é PODEROSO. Temos o poder de velar por nossos filhos e interceder por eles, mesmo estando encarnados e eles, desencarnados. Oremos, então a Deus, para que nossos filhos, que nos antecederam na partida da Terra, estejam repletos de luz no Plano Espiritual, em companhia de outros parentes e amigos, desta e de outras encarnações. Que estejam completamente libertos dos laços da matéria, e que estejam já ativos na Espiritualidade , trabalhando e aprendendo.

  12. Vamos converter nosso pranto em orações de luz e de amor. Que eles não sofram com o nosso sofrimento, mas que se encham de esperança com a nossa esperança. E como é difícil abafar o próprio sentimento, para fazer o outro feliz - mas disso se constitui o amor dos pais por seus filhos: da mais completa abnegação, do amor mais pleno e verdadeiro. Por isso, peço a vcs que tentem converter seu sofrimento em orações de amor, de fé e de esperança.

Quando a saudade apertar, digam para seus filhos em oração:

"Meu querido filho, quero que vc seja coberto por um manto de paz e de luz. Foi uma felicidade termos uma encarnação juntos, de parceria, de amor e amizade. Foi uma grande felicidade para mim ter sido sua mãe/pai nessa encarnação, e saiba que você foi um filho maravilhoso. Sou-lhe grata(o) por seu amor e sua dedicação, mas agora desejo que você se liberte, alce novos vôos, e SEJA FELIZ! Nós não estamos separados senão pela carne, mas meu amor por vc continua inalterado. Ainda vou velar por vc, pedir a Deus por vc, alegrar-me com as suas vitórias, apoiar-te nas derrotas. Ainda vou ter meu coração fundido ao teu, minhas esperanças voltadas para a tua felicidade, minha paz ligada à tua paz. Então, meu filho, não sofra pela separação momentânea, que de minha parte, farei o mesmo. Confio na Misericórdia Divina, para que possamos nos reencontrar quando a Deus aprouver. Enquanto isso, vou fazer de minha existência um hino de amor à tua lembrança, honrando o teu nome, espalhando amor assim como vc fez por mim. Quero viver serenamente para cumprir meus propósitos na presente encarnação, e substituir a saudade pela FÉ. Seja feliz, com a certeza de que nossas almas irmãs não se separarão jamais. Fica em paz, meu filho."

Nós nos desprendemos do corpo físico pelo sono, e durante esse desprendimento, nós nos encontramos com espíritos desencarnados. Pode ter a certeza de que vcs já se reencontraram em desprendimento, mesmo que vcs não tenham a lembrança desses "sonhos".

Recomendo que leiam O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO http://evangelhodekardec.com.br

O LIVRO DOS ESPÍRITOS é a base da doutrina dos Espíritos, e traz todas essas explicações, e muito mais. Está em http://livrodosespiritos.com.br

Espero ter ajudado.

Desejo a vocês muita paz,

Liz Bittar

por Liz Bittar
Todos os textos, áudios e artigos do site O Que Os Espíritos Dizem têm o intuito exclusivo de estudar e divulgar a doutrina espírita.
A veiculação destes materiais é livre, desde para fins de estudo, pesquisa e divulgação do espiritismo. A comercialização de qualquer um desses materiais e conteúdos é proibida.
Ao inserir áudios e textos de O Que Os Espíritos Dizem no seu site,
por favor lembre-se de citar a fonte/autoria e o endereço do site www.oqueosespiritosdizem.com.br

DEIXE SUA PERGUNTA NOS COMENTÁRIOS OU ENTÃO ESCREVA PARA OQUEOSESPIRITOSDIZEM@GMAIL.COM

O Que Os Espíritos Dizem No YouTube

Perda de Entes Queridos

O Que Os Espíritos Dizem Sobre a Morte