O Que Os Espíritos Dizem

DEIXE SUA PERGUNTA NOS COMENTÁRIOS ABAIXO OU ENTÃO ESCREVA PARA OQUEOSESPIRITOSDIZEM@GMAIL.COM

Perguntas dos Leitores

Para As Mães Que Ficam

Recebi, recentemente, a seguinte pergunta de uma leitora do site: "perdemos nosso amado filho no dia 06/08/2016, aos 27 anos de vida em um brutal acidente... estamos ainda sem chão mas querendo buscar respostas... como ele estara?"

Compreendo a angústia das mães que ficam, após o desencarne de seus filhos amados. Sem chão, sem alegria de viver, sem esperanças. Me compadeço de todas elas... Mas tenho a benção de conhecer a Doutrina Espírita, que me dá a mais absoluta confiança na vida após a vida - e nos reencontros!

Esta resposta não é apenas para a Sandra, mas para todas as mães que estão momentaneamente afastadas de seus filhos no plano terrestre - mas que estão eternamente ligadas a eles pelos laços do amor.


Prezada Sandra,

Me compadeço de sua dor. Também sou mãe, e sei do amor infinito que nos une aos nossos filhos.

A Doutrina Espírita é um grande consolo, não apenas porque nos fala de vida após a morte e reencarnação, mas também porque explica como se dão as relações entre os vivos do plano terrestre, e os vivos do plano espiritual.

A morte é mudança de corpo - passamos do corpo material para um corpo mais etéreo. Nossa consciência se expande, abarcando a caminhada do espírito, através de várias encarnações.

Mas, pense bem: todas as religiões, em todos os tempos, pregam o amor. Todas nos ensinam a amar ao próximo, amar os familiares, amar os inimigos. De todos os ensinamentos, este é o maior: "Amai a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a ti mesmo".

E aí, nos momentos de perda, a gente pensa: "Deus me ensinou a amar; e agora... tudo acabou? O que eu faço com todo esse amor?"

Pois é, Sandra... Mas Deus não criou nada em vão.

O Amor que Deus nos ensinou, não é em vão. Ele é o alimento da alma. É o seu alimento, agora, neste momento de separação momentânea. É o alimento do seu filho, do outro lado da vida.

O Amor de mãe é poderoso - assim como a fé que remove montanhas.

E os Amores, Sandra, são eternos.

Seu filho, que morreu em um terrível acidente, como você disse, foi com certeza socorrido e levado para tratamento no Plano Espiritual - tratamento para se desvencilhar por completo de qualquer ligação com o corpo material, e assim não sentir mais as sensações do corpo físico, incluindo as dores físicas. Mas continua ligado a vocês por pensamento e sentimentos. Nos primeiros tempos após a morte, a melhor forma que você tem para ajudá-lo é ORAR por ele, conversando mentalmente, ajudando-o a se libertar das impressões da carne, e aceitando a nova condição espiritual.

Certa de que a vida continua, de que os amores são eternos, de que a separação é momentânea, você pode acalmar seu filho, transmitir-lhe segurança, confiança no futuro e paz de espírito, através de sua aceitação e de sua serenidade.

Por ter FÉ e absoluta CONFIANÇA na bondade de Deus, na imortalidade da alma e no reencontro daqueles que se amam, é que lhe peço serenidade num momento de tanta dor.

Em desprendimento (durante o sono) os espíritos encarnados costumam encontrar-se com os desencarnados, e você provavelmente já esteve com seu filho na Espiritualidade . Mas nem todos tem uma nítida lembrança desses momentos - alguns tem apenas a sensação do reencontro.

Mas tenha certeza de que vocês não estão separados - ao contrário, continuam ligados e um impacta muito a vida do outro - em outras palavras, o sofrimento dele te faz sofrer, e vice versa. Se as suas lágrimas são uma preocupação a mais para ele, que tem que se desprender das sensações da carne para ser livre e recomeçar na Espiritualidade , então o seu amor de mãe, que é maior do que tudo, te ensinará a, mais uma vez, abrir mão de si mesma em favor do seu filho amado.

Pense mais nele do que em você - coisa que não é nem um pouco difícil para quem é mãe! Pense no bem estar dele acima do seu, e sempre que a tristeza quiser se apoderar de você, faça uma ORAÇÃO por ele, converse mentalmente com ele, deseje luz, paz, sucesso, assim como desejaria se ele estivesse numa importante viagem.

Sentir a presença dele á normal, uma vez que vocês estão ligados.

Agora, Sandra, inicia-se uma nova fase para você - a de amar o seu filho, somente com o coração. Os cuidados que você lhe dispensou em vida, agora não são mais necessários. Mas você deve substitui-los por outros cuidados: os da ORAÇÃO. Ensine a FÉ ao seu filho - transmita-lhe esperança, confiança, paz!

Esteja próxima dele, em pensamentos de luz e de alegria. Aproxime-se dele para ser a voz que acalanta, a oração que acalma, o pensamento que harmoniza, o sentimento que nutre.

Não é tão difícil quanto parece: substitua as lágrimas pela oração; o desespero pela confiança em Deus, nosso Pai, que nos ensinou o Amor com um propósito: o de ser o laço indescritível que transcende a barreira da carne, do aqui, do agora. O Amor, Sandra, é para sempre!

Que Jesus te ilumine, que conforte o seu coração, que te dê a calma e a sabedoria de confiar a Ele todas as suas aflições, e te fazer forte e serena, para atravessar este momento de dor.

Leia O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, disponível em http://evangelhodekardec.com.br

Para conhecer melhor o Espiritismo, leia O LIVRO DOS ESPÍRITOS, disponível em http://livrodosespiritos.com.br

Muita paz,
Liz Bittar

por Liz Bittar
Todos os textos, áudios e artigos do site O Que Os Espíritos Dizem têm o intuito exclusivo de estudar e divulgar a doutrina espírita.
A veiculação destes materiais é livre, desde para fins de estudo, pesquisa e divulgação do espiritismo. A comercialização de qualquer um desses materiais e conteúdos é proibida.
Ao inserir áudios e textos de O Que Os Espíritos Dizem no seu site,
por favor lembre-se de citar a fonte/autoria e o endereço do site www.oqueosespiritosdizem.com.br

DEIXE SUA PERGUNTA NOS COMENTÁRIOS OU ENTÃO ESCREVA PARA OQUEOSESPIRITOSDIZEM@GMAIL.COM

O Que Os Espíritos Dizem No YouTube

Pandemia e Morte:
Tristeza e Revolta

Pandemia e Morte:
Mensagem Aos Que Ficam