O Que Os Espíritos Dizem

DEIXE SUA PERGUNTA NOS COMENTÁRIOS ABAIXO OU ENTÃO ESCREVA PARA OQUEOSESPIRITOSDIZEM@GMAIL.COM

Perguntas dos Leitores

Como Está Meu Filho Que Morreu em Acidente?

Nosso site recebeu a seguinte pergunta da leitora Ivete:

"No dia 23 de novembro de 2013 meus dois filhos iam a Angra dos Reis a trabalho, chegando em Lavrinhas um caminhão saiu do outro lado da pista e bateu de frente com o caminhão que eles estavam, meu filho Tiago morreu na hora e meu filho Marcelo quebrou o fêmur e o maxilar, ficou internado durante 27 dias. Meu filho Tiago era recém casado tinha acabado de ter seu primeiro filho, quando tudo aconteceu ele tinha apenas 3 meses. Eu queria saber sobre meu filho como ele está,e se ele consegue ver ou ter qualquer tipo de relação com seu filhinho. Grata, desde já muito obrigada
".

RESPOSTA:

Prezada Ivete,

Em primeiro lugar, quero te dizer que me compadeço de sua dor. Mesmo sendo espírita, e acreditando piamente na sobrevivência da alma, e na vida além da vida, posso, como mãe, imaginar a dor da saudade.

Mas o importante é não se revoltar, e não permanecer inconformado. O espírito quando reencarna tem um tempo certo na terra, e participa da programação de sua encarnação. Ou seja, a família e o ambiente onde vai renascer, e as condições gerais de sua vida, são escolhas DO PRÓPRIO ESPÍRITO. Depois de encarnados, o espírito continua fazendo suas escolhas, através de seu livre arbítrio, de maneira que é responsável por todos os seus atos de natureza moral. Não podemos, portanto, atribuir ao acaso, ou ao destino, acontecimentos da vida que são consequências de nossas próprias escolhas.

Entretanto, conforme ensina o Livro dos Espíritos, podemos considerar como fatalidade a hora de nossa morte, ou seja, a morte está realmente pré-determinada, salvo em algumas condições como os suicídios, por exemplo.

Vejamos o que diz o Livro dos Espíritos, no link http://livrodosespiritos.wordpress.com/leis-morais/cap-10-lei-de-liberdade/vi-fatalidade/:

LIVRO DOS ESPÍRITOS, PERGUNTA 853: Certas pessoas escapam a um perigo mortal para cair em outro; parece que não podem escapar à morte. Não há nisso fatalidade?

Resposta dos Espíritos: Fatal, no verdadeiro sentido da palavra, só o instante da morte. Chegando esse momento, de uma forma ou de outra, a ele não podeis furtar- vos.

LIVRO DOS ESPÍRITOS, PERGUNTA 853-A: Assim, qualquer que seja o período que nos ameace, não morreremos se a nossa hora não chegou?

Resposta dos Espíritos: Não, não morrerás, e tens disto milhares de exemplos. Mas quando chegar a tua hora de partir, nada te livrará. Deus sabe com antecedência qual o gênero de morte por que partirás daqui, e freqüentemente teu Espírito também o sabe, pois isso lhe foi revelado quando fez a escolha desta ou daquela existência.


Este item, que se chama FATALIDADE, traz ainda outras explicações, vale a pena visitar o link.

Mas, o mesmo Livro dos Espíritos, nos fala do amparo e da consolação que cabem tanto aos que permanecem na Terra, quanto aos que retornam à Pátria Espiritual: Nunca estamos sós, jamais somos abandonados à nossa própria sorte. Temos a companhia permanente de nosso Anjo da Guarda, e somos normalmente acolhidos por espíritos familiares e amigos, desta e de outras encarnações. Espíritos que desencarnam em acidentes são normalmente levados a tratamento nos Hospitais do Espaço, até compreenderem sua nova situação e se desprenderem das sensações da matéria. É isto o que possivelmente está ocorrendo com o seu filho: está amparado por espíritos que o amam, e recebendo o tratamento necessário para atenuar o choque da passagem repentina.

Você nem imagina o poder que as mães têm sobre seus filhos, no plano terreno e no plano espiritual. Estamos ligados a eles pelo mais puro amor, e nossas orações têm o poder de reerguê-los, regenerá-los, confortá-los e fortalecê-los. Por isso, mais do que de suas lágrimas, seu filho precisa de suas orações. Converse com ele mentalmente, desejando paz, serenidade, força. Conforte-o dizendo que vocês estão bem. Conte para ele os pequenos avanços no desenvolvimento de seu netinho, deixando claro para ele que a vida aqui continua, como a dele, do lado de lá, também deve continuar.

Nossos entes queridos que tem estreitas ligações conosco pelos laços indestrutíveis do amor, sentem a nossa dor, sofrem com o nosso desespero, abatem-se com a nossa tristeza. Mas o amor de mãe é abnegado; é um amor capaz de superar a própria dor, para fazer feliz o outro. E é esse o chamamento, nesta hora difícil; Ivete, com a ajuda de Deus e dos Bons Espíritos, o esforço agora deve ser o de substituir a própria dor pela certeza de que os amores são eternos, de que vocês se reencontram em desprendimento (através do sono) e em pensamento, e de que as separações são MOMENTÂNEAS, apenas.

Isso confortará não apenas a ele, mas a você também.

Você quer saber se ele vai ter qualquer tipo de relação com o seu netinho, e eu te digo que os espíritos que amamos nos acompanham na Terra, dentro do possível. E, pelo do desprendimento do corpo através do sono, nós nos encontramos com eles, conversamos, matamos a saudade. Infelizmente, nem sempre nos lembramos desses encontros, mas pode ter certeza absoluta de que eles ocorrem.

O importante é que ambos os lados saibam que não devem querer uma situação diferente, ou seja, vocês quererem que ele esteja na Terra, ou ele não querer se desprender da Terra e ficar apegado a vcs, porque isso é prejudicial ao adiantamento do espírito. O espírito que desencarna já cumpriu o seu tempo na terra, portanto tem que continuar a sua senda de progresso no mundo espiritual. Manter-se preso ao plano terrestre, seja por sentimento de posse, apego excessivo ou ciúmes dos que deixou, é um atraso grande para o espírito, e a causa de grande amargura, porque ele não tem mais o corpo físico para conviver conosco da forma que o fazia. Também os familiares encarnados podem causar atraso e sofrimento ao espírito, quando são demasiado apegados, inconformados, e estão permanentemente chamando o espírito ou lamentando sua partida.

Portanto, aquiete o seu coração, minha amiga, porque o seu filho está seguramente amparado, se readaptando ao Plano Espiritual, e em constante contato com vcs através do sentimento, do pensamento e do desprendimento do corpo físico através do sono. Deus não é insensível às nossas angústias, e não nos desampara jamais. Ele nos envia os seus Anjos, para nos fortalecer e orientar. Anjos que estão não somente com o seu filho, mas também com todos vocês, que atravessam essa prova difícil.

Todas as vezes que lembrar do seu filho, faça-o com o coração sereno, lembre-se dos bons momentos, de tudo o que aprendeu com ele; conforte-o, envie seus pensamentos e vibrações positivas, de esperança, de fé, da certeza do reencontro, mas também impulsione-o para frente (como sempre fez, quando ele era vivo, tenho certeza!) Diga que ele deve perseguir seu progresso espiritual, aprimorando-se e preparando-se para novas experiências. A revolta, o inconformismo, o desânimo, a tristeza não são bons companheiros nem para vocês, nem para ele.

Vamos aprender a viver com FÉ! Às aves do Céu, Deus dá o alimento!

Leia O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, para confortar o seu coração. E leia O LIVRO DOS ESPÍRITOS, para entender as relações entre o mundo de cá, e o de lá.

Desejo-lhe muita paz!

Liz Bittar

por Liz Bittar
Todos os textos, áudios e artigos do site O Que Os Espíritos Dizem têm o intuito exclusivo de estudar e divulgar a doutrina espírita.
A veiculação destes materiais é livre, desde para fins de estudo, pesquisa e divulgação do espiritismo. A comercialização de qualquer um desses materiais e conteúdos é proibida.
Ao inserir áudios e textos de O Que Os Espíritos Dizem no seu site,
por favor lembre-se de citar a fonte/autoria e o endereço do site www.oqueosespiritosdizem.com.br

DEIXE SUA PERGUNTA NOS COMENTÁRIOS OU ENTÃO ESCREVA PARA OQUEOSESPIRITOSDIZEM@GMAIL.COM

Depressão

Pandemia, Medicina e Culpa