O Que Os Espíritos Dizem

O Que Os Espíritos Dizem Sobre os Animais e o Homem



Os animais têm alma? O que acontece com eles, após o desencarne?

Eles mantém sua individualidade?  Os animais reencarnam?

Eles possuem livre arbítrio?

Os homens podem reencarnar como animais, e vice versa?

O que os Espíritos dizem?




LIVRO DOS ESPÍRITOS, LIVRO II, CAPÍTULO 11 - OS TRÊS REINOS

ITEM II: OS ANIMAIS E O HOMEM 

Questão 595: Os animais têm livre-arbítrio?

Resposta dos Espíritos: Não são simples máquinas, como supondes (1) mas sua liberdade de ação é limitada pelas suas necessidades, e não pode ser comparada à do homem. Sendo muito inferiores a este, não têm os mesmos deveres. Sua liberdade é restrita aos atos da vida material.

Questão 596. De onde vem a aptidão de certos animais para imitar a linguagem do homem, e por que essa aptidão se encontra mais entre as aves do que entre  os símios, por exemplo, cuja conformação tem mais analogia com a humana?

Resposta dos Espíritos: Conformação particular dos órgãos vocais, secundada pelo instinto da imitação. O símio imita os gestos; certos pássaros imitam a voz.     

Questão 597. Pois se os animais têm uma inteligência que lhes dá uma certa liberdade de ação, há neles um princípio independente da matéria?

Resposta dos Espíritos: Sim, e que sobrevive ao corpo.

Questão 597 – a) Esse princípio é uma alma semelhante à do homem?

Resposta dos Espíritos: É também uma alma, se o quiserdes: isso depende do sentido em que se tome a palavra; mas é inferior à do homem. Há, entre a alma dos animais e a do homem, tanta distância quanto entre a alma do homem e Deus.

Questão 598. A alma dos animais conserva após a morte sua individualidade e a consciência de si mesma?

Resposta dos Espíritos: Sua individualidade, sim, mas não a consciência de si mesma. A vida inteligente permanece em estado latente.

Questão 599. A alma dos animais pode escolher a espécie em que prefira encarnar-se?

Resposta dos Espíritos: Não; ela não tem o livre-arbítrio.

Questão 600. A alma do animal, sobrevivendo ao corpo, fica num estado errante como a do homem após a morte?

Resposta dos Espíritos:  Fica numa espécie de erraticidade, pois não está unida a um corpo.

Mas não é um Espírito errante. O Espírito errante é um ser que pensa e age por sua livre vontade; o dos animais não tem a mesma faculdade. É a consciência de si mesmo que constitui o atributo principal do Espírito. O Espírito do animal é classificado, após a morte, pelos Espíritos incumbidos disso e utilizado quase imediatamente; não dispõe de tempo para se pôr em relação com outras criaturas.

601. Os animais seguem uma lei progressiva como os homens?

Resposta dos Espíritos: Sim, e é por isso que nos mundos superiores onde os homens são mais adiantados, os animais também o são, dispondo de meios de comunicação mais desenvolvidos. São, porém, sempre inferiores e submetidos aos homens, sendo, para estes, servidores inteligentes.*

Nada há nisso de extraordinário. Suponhamos os nossos animais de maior inteligência, como o cão, o elefante, o cavalo, dotados de uma conformação apropriada aos trabalhos manuais. O que não poderiam fazer sob a direção do homem?  

Minhas observações:
Essa pergunta nos leva naturalmente a outra: se os animais são sempre inferiores e submetidos aos homens, como fica a evolução das espécies? O que a Doutrina Espírita nos diz sobre isso?

A resposta se encontra no livro A GÊNESE, de Allan Kardec. O Capítulo X trata da GÊNESE ORGÂNICA, com os seguintes tópicos:

Primeira Formação dos Seres Vivos
Princípio Vital
Geração Espontânea
Escala dos Seres Orgânicos e
O Homem.

Já o capítulo seguinte trata da GÊNESE ESPIRITUAL, com os tópicos:

Princípio Espiritual
União do princípio espiritual e da matéria
Hipótese sobre a Origem dos Corpos Humanos
Encarnação dos Espíritos
Reencarnações
emigrações e Imigrações dos Espíritos
Raça Adâmica
Doutrina dos Anjos Decaídos

Obviamente a leitura não apenas dos dois capítulos citados, mas de todo o livro, é recomendada para quem deseje conhecer mais a fundo a Doutrina Espírita. Vou me abster de inserir aqui os pontos mais relevantes dos capítulos, para não tornar o texto muito extenso. Mas vou mencionar alguns pontos importantes:

No tópico HIPÓTESE SOBRE A ORIGEM DO CORPO HUMANO, Kardec explica que, pela semelhança de formas exteriores entre o corpo do homem e o do macaco, é possível deduzir que um advém do outro. E ressalta:

"Fique bem entendido que aqui não se trata senão de uma hipótese, a qual de modo nenhum é formulada como princípio, porém oferecida apenas para mostrar que a origem do corpo não prejudica o Espírito, que é o ser principal, e que a semelhança do corpo do homem com o corpo do macaco não implica na paridade entre seu Espírito e o do macaco."
E, mais adiante, afirma:
"Como não há transições bruscas na natureza, é provável que os primeiros homens que apareceram sobre a Terra pouco diferissem do macaco em sua forma exterior, e sem dúvida também quanto à sua inteligência."

Como fica claro, Kardec se refere aqui apenas à formação do corpo do Homem, mas não de sua Alma. Sobre isso, diz Kardec no tópico ENCARNAÇÃO DOS ESPÍRITOS:

Item 23:
"Tomando a humanidade em seu grau inferior de escala intelectual, com os mais atrasados selvagens, pergunta-se se esse foi o ponto de partida da alma humana."

"Segundo a opinião de alguns filósofos espiritualistas, o princípio inteligente, distinto do princípio material, se individualiza, se elabora, passando pelos diversos graus da animalidade; é ali que a alma se ensaia para a vida e desenvolve suas primeiras faculdades, pelo exercício; por assim dizer, isso seria seu tempo de incubação. Chegada ao grau de desenvolvimento que tal estado comporta, ela recebe as faculdades especiais que constituem a alma humana, Haveria assim filiação espiritual do animal para o homem como também existe uma filiação corporal."

Mas Kardec deixa claro que essa é a opinião de filósofos espiritualistas, e não afirma categoricamente ser esse o caso. Mais adiante, ele explica essa diferenciação:

"...sem pesquisar a origem da alma, e as linhas de evolução pelas quais ela teve que passar, nós a tomamos em sua entrada na humanidade,  no ponto onde, dotada de senso moral e de livre arbítrio, ela começa a incorrer na responsabilidade de seus atos."

Portanto, Kardec não fala sobre a origem da alma, nem sobre a transição do estado selvagem a que ele se refere acima, para o estágio onde, dotado de livre arbítrio, se dá sua entrada na humanidade.  Em outras palavras, não há em Kardec uma afirmação explícita que apoie a ideia de que o espírito passa por estágios evolutivos em outros reinos da natureza, como o reino animal, antes de reencarnar como humano. 

RETORNANDO AO LIVO DOS ESPÍRITOS, CAP. XI, ITEM II, OS ANIMAIS E O HOMEM

Questão 602. Os animais progridem, como o homem, por sua própria vontade, ou pela força das coisas?

Resposta dos Espíritos: Pela força das coisas; e é por isso que, para eles, não existe expiação.

Questão 603. Nos mundos superiores, os animais conhecem a Deus?

Resposta dos Espíritos: Não. O homem é um deus para eles, como antigamente os Espíritos foram deuses para os homens.

Questão 604. Os animais, mesmo aperfeiçoados nos mundos superiores, sendo sempre interiores aos homens, disso resultaria que Deus tivesse criado seres intelectuais perpetuamente voltados à inferioridade, o que parece em desacordo com a unidade de vistas e de progresso que se assinalam em todas as suas obras?

Resposta dos Espíritos: Tudo se encadeia na Natureza por liames que não podeis ainda perceber, e as coisas aparentemente mais disparatadas têm pontos de contato que o homem jamais chegará a compreender no seu estado atual. Pode entrevê-los por um esforço de sua inteligência, mas somente quando essa inteligência tiver atingido todo o seu desenvolvimento e se libertado dos prejuízos do orgulho e da ignorância poderá ver claramente na obra de Deus. Até lá suas idéias limitadas lhe farão ver as coisas de um ponto de vista mesquinho. Sabei que Deus não pode contradizer-se e que tudo, na Natureza, se harmoniza através de leis gerais que jamais se afastam da sublime sabedoria do Criador.

Questão 604 – a) A inteligência é, assim, uma propriedade comum, um ponto de encontro entre a alma dos animais e a do homem?

Resposta dos Espíritos: Sim, mas os animais não têm senão a inteligência da vida material; nos homens, a inteligência produz a vida moral.

Questão 606. De onde tiram os animais o princípio inteligente que constitui a espécie particular de alma de que são dotados?

Resposta dos Espíritos: Do elemento inteligente universal.

Questão 606 – a) A inteligência do homem e a dos animais emanam, portanto, de um princípio único?

Resposta dos Espíritos: Sem nenhuma dúvida; mas no homem ela passou por uma elaboração que a eleva sobre a dos brutos.

(1) Descartes ensinava que os animais são máquinas, agindo segundo as leis naturais, por não terem espírito. Essa concepção, que no tempo de Kardec era ainda bastante difundida, prevalece até hoje entre a maioria dos homens. Os Espíritos a contestam, como se vê, e a sua opinião é referenciada pelas Ciências. (Nota de José Herculano Pires)

LIVRO DOS ESPÍRITOS, LIVRO II, CAPÍTULO 11 - OS TRÊS REINOS

ITEM III: METEMPSICOSE

Antes de mencionar o Livro dos Espíritos, cabe uma explicação sobre o termo "metempsicose", extraído da Wikipedia:

Metempsicose (do grego: meta: Além de : em + psiquê: alma) é o termo genérico para transmigração da alma, de um corpo para outro, seja este do mesmo tipo de ser vivo ou não. Essa crença não se restringe à reencarnação humana, mas abrange a possibilidade da alma humana encarnar em animais ou vegetais. Era uma crença amplamente difundida na Pré-história e na Antiguidade, sendo encontrada entre os egípcios, gregos, romanos, chineses e na Índia, etc. Entre os budistas tibetanos essa migração é possível, embora muito rara (os budistas descrevem várias formas de reencarnação, sob vários contextos diferentes). Os esquimós e outros povos atuais considerados "primitivos" mantém a mesma convicção.

Segundo a Doutrina Espírita, a teoria da metempsicose é falsa, pois a transmigração da alma do homem para o animal implicaria na ideia de retrogradação evolutiva, o que entra em desacordo com um dos principais pontos da doutrina, que diz que o espírito apenas progride, nunca retroage*.

Obs: aqui, faço uma ressalva, que é: o espírito apenas progride ou estaciona, mas nunca retroage, conforme vemos na questão 118 do Livro dos Espíritos, a saber:
      Livro dos Espíritos, questão 118: Os Espíritos podem degenerar?
    — Não. À medida que avançam, compreendem o que os afasta da perfeição. Quando o Espírito concluiu uma prova, adquiriu conhecimento e não mais o perde. Pode permanecer estacionário, mas não retrogradar.
(Nota de Liz Bittar)

A dúvida de muitos é se o homem pode reencarnar como animal, e a doutrina espírita ensina que NÃO, como veremos nas questões a seguir, extraídas do LIVRO DOS ESPÍRITOS.

611. A comunhão de origem dos seres vivos no princípio inteligente não e a consagração da doutrina da metempsicose?

Resposta dos Espíritos: Duas coisas podem ter a mesma origem e não se assemelharem em nada mais tarde. Quem reconheceria a árvore, suas folhas, suas flores e seus frutos no germe informe que se contém na semente de onde saíram? No momento em que o princípio inteligente atinge o grau necessário para ser Espírito e entrar no período de humanidade, não tem mais relação com o seu estado primitivo e não é mais a alma dos animais, como a árvore não é a semente. No homem, somente existe do animal o corpo, as paixões que nascem da influencia do corpo e os instintos de conservação inerente à matéria Não se pode dizer, portanto, que tal homem, é a encarnação do Espírito de tal animal, e. por conseguinte a metempsicose, tal como a entendem, não é exata.

612. O Espírito que animou o corpo de um homem poderia encarnar-se num animal?

Resposta dos Espíritos: Isso seria retrogradar, e o Espírito não retrograda. O rio não remonta à nascente. (Ver item 118.)

 118. Os Espíritos podem degenerar?

Resposta dos Espíritos: Não. À medida que avançam, compreendem o que os afasta da perfeição. Quando o Espírito concluiu uma prova, adquiriu conhecimento e não mais o perde. Pode permanecer estacionário, mas não retrogradar.

613. Por mais errônea que seja a idéia ligada à metempsicose, não seria ela o resultado do sentimento intuitivo das diferentes existências do homem?

Resposta dos Espíritos: Reconhecemos esse sentimento intuitivo nessa crença como em muitas outras; mas, como a maior parte dessas idéias intuitivas, o homem a desnaturou.

Comentário de Kardec, excertos: A metempsicose seria verdadeira se por ela se entendesse a progressão da alma de um estado inferior para um superior, realizando os desenvolvimentos que  transformariam a sua natureza; mas é falsa, no sentido de transmigração direta do animal para o homem e vice-versa, o que implicaria a idéia de uma retrogradação ou de fusão*. Ora,  não podendo realizar-se essa fusão entre seres corporais de duas espécies, temos nisso um indicio de que se encontram em graus não assimiláveis e que o mesmo deve acontecer com os espíritos que os animam. Se o mesmo Espírito pudesse animá-los alternativamente, disso resultaria uma identidade de natureza que se traduziria na possibilidade de reprodução material. A reencarnação ensinada pelos Espíritos se funda, pelo contrário, sobre a marcha ascendente da Natureza e sobre a progressão do homem na sua própria espécie*, o que não diminui em nada a sua dignidade O que o rebaixa é o mau uso que faz das faculdades que Deus lhe deu para o seu adiantamento. Como quer que seja. a antiguidade e a universalidade da doutrina da metempsicose e o número de homens eminentes que a professaram provai que o principio da reencarnação tem suas raízes na própria Natureza; esses são portanto argumentos antes a seu favor do que contrários.

* os grifos são meus

por Liz Bittar

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