O Que Os Espíritos Dizem

DEIXE SUA PERGUNTA NOS COMENTÁRIOS ABAIXO OU ENTÃO ESCREVA PARA OQUEOSESPIRITOSDIZEM@GMAIL.COM

Perguntas dos Leitores

Homossexualidade

Pergunta enviada por NANY sobre homossexualidade e postada no blog O Que Os Espiritos Dizem

nany - Fevereiro 9, 2007

Gostaria de obter esclarecimentos quanto a homossexualidade… de certo, que Deus com toda sua magnitude, veio a dar àqueles que necessitam de aprendizado esta posição ,para que os mesmos pudessem através da reencarnação dar a importância devida e respeito,a que se deve ter ao ser humano.

Eu sou uma mulher com trejeitos femininos, mas que tem envolvimento com o mesmo sexo… não me julgo errada hoje em dia , p q sei q nosso PAI Celestial veio a me colocar nesse corpo ,com exatas limitações afim d dar importância exata a mulher. Hj em dia vejo e enxergo a delicadeza desse ser frágil, com sentimentos aguçados.

Se é certo ou não, me relacionar, não sei.. Amar, ter sentimentos nobres por alguém é algo ótimo, que reluz certamente coisas boas…. mas acredito que na vida ,o importante seja manter sentimentos verdadeiros e buscar a própria felicidade sem que pra isso venhamos a passar por cima de alguém ou burlar situações.

Acho q mulheres , reencarnam em corpos masculinos, vem para que obtenham uma reeducação dos impulsos ,uma vez que homens sempre vêem a sexualidade como necessidade e não de maneira altamente responsável para com o companheira.

Sem querer generalizar é claro…

Aguardo esclarecimentos sobre esta analise altamente despreconceituosa ai.

grata

Muita luz a todos:)

RESPOSTA:

Prezada Nany,

A posição do Espiritismo é não julgar, e respeitar as diferenças. Uma doutrina que prega a paz, a caridade, o perdão e a conciliação, jamais poderia instigar qualquer tipo de preconceito.

Meu intuito, com este site, não é fazer qualquer tipo de análise ou aconselhar pessoas em suas decisões. Entretanto, para efeito de esclarecimento da posição da Doutrina Espírita sobre esta assunto, vou citar trechos do livro VIDA E SEXO, escrito pelo médium Chico Xavier, ditado pelo Espírito de Emmanual, a saber:

VIDA E SEXO
Francisco Cândido Xavier, ditado pelo espírito de Emmanuel

VIDA E SEXO, Item 1 – EM TORNO DO SEXO

“Pergunta: O Espírito que animou o corpo de um homem pode animar o de uma mulher, numa nova existência, e vice-versa?”

“Resposta: Sim, pois são os mesmos Espíritos que animam os homens e as mulheres.”

Item no. 201, de “O Livro dos Espíritos”

COMENTÁRIO DE EMMANUEL (excertos)

“Ante os problemas do sexo, é forçoso lembrar que toda criatura traz os seus temas particulares, com referência ao assunto.”

“Atendendo à soma das qualidades adquiridas, na fileira das próprias encarnações, o Espírito se revela, no Plano Físico, pelas tendências que registra nos recessos do ser, tipificando-se na condição de homem ou de mulher, conforme as tarefas que lhe cabe realizar*. Além disso, a individualidade, muitas vezes, independentemente dos sinais morfológicos, encerra em si extensa problemática, em se tratando de vinculações e inclinações de caráter múltiplo.”

“Cada pessoa se distingue por determinadas peculiaridades no mundo emotivo.”

“O sexo se define, desse modo, por atributo não apenas respeitável, mas profundamente santo da Natureza, exigindo educação e controle*.”

“…Sexo é espírito e vida, a serviço da felicidade e da harmonia do Universo. Conseguintemente, reclama responsabilidade e discernimento, onde e quando se expresse*. Por isso mesmo, nossos irmãos e nossas irmãs precisam e devem saber o que fazem com as energias genédicas, observando como, com quem e para que se utilizam de semelhantes recursos, entendendo-se que todos os compromissos na vida sexual estão igualmente subordinados à Lei de Causa e Efeito: e, segundo esse exato princípio, de tudo o que dermos a outrem, no mundo afetivo, outrem também nos dará”.*

VIDA E SEXO, Item 21 – HOMOSSEXUALIDADE

“Pergunta: Quando errante, que prefere o Espírito: encarnar no corpo de um homem, ou no de uma mulher?”

“Resposta: Isso pouco lhe importa. O que o guia na escolha são as provas por que haja de passar,”

Item no. 202, de “O Livro dos Espíritos”


COMENTÁRIO DE EMMANUEL (excertos)

“A homossexualidade, também hoje chamada de transexualidade, em alguns círculos de ciência, definindo-se, no conjunto de suas características, por tendência da criatura para a comunhão afetiva com uma outra criatura do mesmo sexo, não encontra explicação fundamental nos estudos psicológicos que tratam do assunto em bases materialistas, mas é perfeitamente compreensível, à luz da reencarnação“.*

“…A coletividade humana aprenderá, gradativamente, a compreender que os conceitos de normalidade e de anormalidade deixam a desejar quando se trate simplesmente de sinais morfológicos, para se erguerem como agentes mais elevados de definição de dignidade humana,* de vez que a individualidade, em si, exalta a vida comunitária pelo próprio comportamento na sustentação do bem de todos ou a deprime pelo mal que causa com a parte que assume no jogo da delinquência.”

“…A vida espiritual, pura e simples, se rege por afinidades eletivas essenciais; no entanto, através de milênios e milênios, o Espírito passa por fileira imensa de reencarnações, ora em posição de feminilidade, ora em condições de masculinidade…”

“O homem e a mulher serão, desse modo, de maneira respectiva, acentuadamente masculino ou acentuadamente feminina, sem especificação psicológica absoluta.”

“À face disso, a individualidade em trânsito, da experiência feminina para a masculina ou vice-versa, ao envergar o casulo físico, demonstrará fatalmente os traços da feminilidade em que terá estagiado por muitos séculos, em que pese ao corpo de formação masculina que o segregue, verificando-se análogo processo com referência à mulher nas mesmas circunstâncias”.

“Obviamente compreensível, em vista do exposto, que o Espirito no renascimento, entre os homens, pode tomar um corpo feminino ou masculino, não apenas atendo-se aos imperativos de encargos particulares em determinado setor de ação, como também no que concerne a obrigações regenerativas*.”

O homem que abusou das faculdades genésicas, arruinando a existência de outras pessoas com a destruição de uniões construtivas e lares diversos, em muitos casos é induzido a buscar nova posição, no renascimento físico, em corpo morfologicamente feminino, aprendendo, em regime de prisão, a reajustar seus próprios sentimentos, e a mulher que agiu de igual modo é impulsionada à reencarnação em corpo morfologicamente masculino, com idênticos fins”.

“Observadas as tendências homossexuais dos companheiros reencarnados nessa faixa de prova ou de experiência, é forçoso se lhes dê o amparo educativo adequado, tanto quanto se administra instrução à maioria heterossexual. E para que isso se verifique em linhas de justiça e compreensão, caminha o mundo de hoje para o mais alto entendimento dos problemas do amor e do sexo, porquanto, à frente da vida eterna, os erros e acertos dos irmãos de qualquer procedência, nos domínios do sexo e do amor, são analisados pelo mesmo elevado gabarito de Justiça e Misericórdia. Isso porque todos os assuntos nessa área da evolução e da vida se especificam na intimidade da consciência de cada um”.*

* os grifos são meus.

MEUS COMENTÁRIOS:

Segundo a Doutrina Espírita, passamos por diferentes encarnações a fim de progredirmos como espíritos, em todas as áreas. A evolução não é somente intelectual, mas também moral.

Segundo a lei de ação e reação, somos infalivelmente punidos naquilo que pecamos. Mas Deus, na sua infinita Misericórdia, nos dá a oportunidade de pagarmos por nossos erros, através das vidas sucessivas.

Assim, vemos que a condição que se apresenta, de homossexualidade, é uma condição transitória, e muitas vezes, uma imposição para a reeducação do espírito em evolução.

Isso posto, cabe a cada um avaliar sua situação em face ao objetivo maior da reencarnação na terra, que é o de evoluir, em todos os sentidos.

Como bem disse Emmanuel, os conceitos de normalidade e anormalidade se restringem erroneamente, na Terra, simplesmente a sinais morfológicos. Nossa análise deve ir muito mais além, tendo como base de definição da “dignidade humana” o nosso comportamento social e individual, nas provas que se nos apresentam.

Entretanto, Emmanuel também nos lembra que "Sexo é espírito e vida, a serviço da felicidade e da harmonia do Universo. Consequentemente, reclama responsabilidade e discernimento, onde e quando se expresse."

Que faça cada um uma análise criteriosa do seu comportamento para consigo próprio, e para com seus irmãos do caminho. É minha opinião pessoal que a orientação sexual é um dos aspectos a serem considerados. Mas quando se trata de analisarmos o nosso comportamento, buscando evolução, temos que considerar todas as nossas posturas perante à vida, e ver onde temos que melhorar, onde podemos melhorar sem ajuda, e onde precisamos de ajuda.

Neste sentido, a responsabilidade sobre o emprego que se dê à energia sexual, seja através da homossexualidade ou da heterossexualidade, têm igual peso. E aqui, cabe repetir as palavras de Emmanuel: devemos observar "como, com quem e para que" fazemos uso do sexo, entendendo-se que "todos os compromissos na vida sexual estão igualmente subordinados à Lei de Causa e Efeito".

Todos os parâmetros de comportamento encontram-se no Evangelho; as regras básicas nos foram passadas por Jesus: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo; perdoar não sete vezes, mas setenta vezes sete, fazer aos outros como gostaríamos que os outros nos fizessem, não julgar para não serdes julgados, honrar pai e mãe. Encontramos um ótimo roteiro de comportamento no Evangelho Segundo o Espiritismo. Que cada qual faça, portanto, sua análise, para ver qual a reforma íntima que devemos operar em nós mesmos. As palavras de Emmanuel, que reproduzo abaixo, sinalizam o comportamento que devemos observar, em torno do sexo, seja qual for a orientação sexual, e em todas as circustâncias. Diz Emmanuel, em Vida e Sexo:

"…Em torno do sexo, será justo sintetizarmos todas as digressões nas normas seguintes:

Não proibição, mas educação.

Não abstinência imposta, mas emprego digno, com o devido respeito aos outros e a si mesmo.

Não indisciplina, mas controle.

Não impulso livre, mas responsabilidade."


Desejo-lhe muita paz,
Liz Bittar

por Liz Bittar
Todos os textos, áudios e artigos do site O Que Os Espíritos Dizem têm o intuito exclusivo de estudar e divulgar a doutrina espírita.
A veiculação destes materiais é livre, desde para fins de estudo, pesquisa e divulgação do espiritismo. A comercialização de qualquer um desses materiais e conteúdos é proibida.
Ao inserir áudios e textos de O Que Os Espíritos Dizem no seu site,
por favor lembre-se de citar a fonte/autoria e o endereço do site www.oqueosespiritosdizem.com.br



O Livro dos Espíritos está disponível no endereço http://livrodosespiritos.wordpress.com

Os itens em questão encontram-se nos links:

Questão 87: Livro dos Espíritos, Livro Segundo, Mundo Espírita ou dos Espíritos, Capítulo I - Dos Espíritos, Item II, Mundo Normal Primitivo, no link http://livrodosespiritos.wordpress.com/mundo-dos-espiritos/cap-1-dos-espiritos/ii-mundo-normal-primitivo/

Questões 1011 e 1012: Livro dos Espíritos, Livro Quarto, Esperanças e Consolações, Capítulo 2 - Penas e Gozos Futuros, Item IX, Paraíso, Inferno, Purgatório, Paraíso Perdido, no link http://livrodosespiritos.wordpress.com/esperancas-e-consolacoes/cap-ii-penas-e-gozos-futuros/ix-paraiso-inferno-purgatorio-paraiso-perdido/

O Evangelho Segundo o Espiritismo está disponível no endereço http://evangelhoespirita.wordpress.com

O item em questão encontra-se no link http://evangelhoespirita.wordpress.com/capitulos-1-a-27/cap-14-honra-a-teu-pai-e-a-tua-mae/instrucoes-dos-espiritos/i-a-ingratidao-dos-filhos-e-os-lacos-de-familia/

DEIXE SUA PERGUNTA NOS COMENTÁRIOS OU ENTÃO ESCREVA PARA OQUEOSESPIRITOSDIZEM@GMAIL.COM

Família e Homossexualidade

Família a Vícios